Aluísio de Almeida recebe homenagem

A colocação de uma coroa de flores no túmulo de Luiz Castanho de Almeida, o Aluísio de Almeida, marcou ontem a passagem da data do aniversário do monsenhor, que se estivesse vivo completaria 112 anos. A homenagem é parte da programação da Semana Aluísio de Almeida, que começou na sexta-feira e segue até o próximo domingo, dia 13 de novembro, com uma série de atividades promovidas numa parceria entre a Secretaria da Cultura (Secult) e o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS).

Segundo o professor e historiador Adilson Cezar, presidente do IHGGS, a homenagem no túmulo de Aluísio de Almeida é uma tradição antiga. “E enquanto pudermos, daremos a ela o devido cumprimento”, disse. Ele lembrou que Luiz Castanho de Almeida, falecido em 1981, é considerado o maior historiador e pesquisador da cidade de Sorocaba, mas ainda assim, se colocava, antes de tudo, como um sacerdote. “O padre Castanho era um exemplo. Quem teve a oportunidade de conhecê-lo viu como ele vivia, com todas as dificuldades impostas por uma esclerose múltipla”, comentou Adilson Cezar, aos presentes. O pároco da catedral Metropolitana de Sorocaba, padre Tadeu Rocha Moraes, também esteve no local e conduziu uma oração e a bênção do túmulo.

Durante a semana

A programação em homenagem a Aluísio de Almeida continua durante toda a semana. Amanhã, na sede do IHGGS — Casa de Aluísio de Almeida, será realizada a posse do novo sócio efetivo do instituto, Manuel Gustavo Ortiz Filho, às 19h30. Já na quarta-feira, dia 9, o local recebe a apresentação da recuperação de fontes documentais do cotidiano sorocabano — trabalho executado pelos reeducandos da Penitenciária Danilo Pinheiro de Sorocaba –, às 19h30. De acordo com Adilson Cezar, por meio de um scanner, negativos fotográficos de imagens antigas da cidade estão sendo digitalizados por eles.

Na quinta-feira, dia 10, o Instituto  realizou uma apresentação coordenada por Hamilton Vieira, e intitulada “Dez Famílias Ilustres de Sorocaba”.  Dez famílias, escolhidas de forma aleatória foram convidadas pelo IHGGS, para realizarem a sua apresentação, histórico genérico, ou concentrado em um de seus membros. A idéia consiste em organizar pouco a pouco um dossiê a respeito das famílias que integram a comunidade sorocabana e interagem para produzir sua história

O encerramento da Semana Aluísio de Almeida será no domingo, dia 13, com excursão para São Paulo para participar de missa com canto gregoriano e órgão no Mosteiro de São Bento.

Aberta ao público, a excursão custa R$ 75. Inscrições podem ser feitas pelo telefone (15) 3231-1669 ou pelo e-mail [email protected] O IHGGS fica na rua Dr. Ruy Barbosa, 84, na Vila Hortência.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
Link de acesso: http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/742834/aluisio-de-almeida-recebe-homenagem