Semana Aluísio de Almeida traz atrações

O IHGGS (Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba), em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), promove de 4 a 13 de Novembro a Semana Aluísio de Almeida, em homenagem ao Monsenhor Luiz Castanho de Almeida.

A programação inclui atividades gratuitas para celebrar a vida e obra do homenageado. Aluísio de Almeida é pseudônimo utilizado pelo Monsenhor, nascido na cidade de Guareí em 6 de novembro de 1904, falecido em Sorocaba em 28 de fevereiro de 1981.

Aluísio se notabilizou dentro da história de Sorocaba como pesquisador e é considerado uma das principais referências para historiadores do País, assim como sacerdote exemplar da igreja. O local onde o Monsenhor viveu seus últimos anos de vida, é hoje sede do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba , e leva o nome de Casa de Aluísio de Almeida.

O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, instituído em 3.3.1954, por iniciativa do Mons. Luiz Castanho de Almeida (Aluísio de Almeida) e atualmente em seu organograma compreende: a Capela Cultural do Mons. Luiz Castanho de Almeida (onde anualmente é celebrada três missas) instituída com o consentimento da Arquidiocese Metropolitana de Sorocaba; a Biblioteca História “Prof.ª Maria Augusta Macedo”; o Museu da Imagem e Som de Sorocaba – MISS; e o Museu Sorocabano de História Militar.

O IHGGS fica na Rua Dr. Ruy Barbosa, 84 – Vila Hortência. Mais informações pelo telefone (15) 3231-1669.

Veja abaixo detalhes da programação:

Sexta-feira 04/11

Local: Catedral Metropolitana

18h15 – Missa “in memoriam” de Aluísio de Almeida e do Almirante-de-Esquadra Maximiniano Eduardo da Silva Fonseca, presidida pelo Arcebispo Dom Eduardo.

19h30 – Sessão Magna do IHGGS com outorga de diversas condecorações, sendo algumas oficializadas pelo Governo do Estado de São Paulo – é ato demonstrativo de gratidão da parte do Instituto.

Domingo 06/11

Local: Cemitério da Saudade

10h – Aposição de flores no túmulo de Almeida (“Aluísio de Almeida”)

Local: IHGGS | Casa Aluísio de Almeida

18h – Concerto “Beatles in my life” do Coral Madrigal UNISO, sob a regência do maestro Cadmo Fausto.

Local: IHGGS | Casa Aluísio de Almeida

19h – A Exposição fotográfica “Construções Religiosas” apresenta 30 fotos feitas pelas fotógrafas Glória Souza e Lidia Stefani. As imagens retratam as viagens feitas por elas na Europa, Brasil, Sorocaba e região. Fica aberta ao público até dia 11 de novembro.

Terça-feira 08/11

Local: IHGGS | Casa Aluísio de Almeida

19h30 – Posse do novo sócio efetivo do Instituto Manuel Gustavo Ortis Filho

Quarta-feira 09/11

Local: IHGGS | Casa Aluísio de Almeida

19h30 – Apresentação da recuperação de fontes documentais do Cotidiano Sorocabano. Trabalho executado pelos reeducandos da Penitenciária “Dr. Danilo Pinheiro” de Sorocaba.

Quinta-feira 10/11

Local: IHGGS | Casa Aluísio de Almeida

19h30 – Apresentação de trabalhos por parte de representantes de “Dez famílias ilustres de Sorocaba”, sob a coordenação de Hamilton Vieira.

Domingo 13/11

7h – Encerramento da Semana com excursão para São Paulo, onde será realizada missa com canto gregoriano e órgão. Aberta ao público o valor da excursão é de R$ 75,00. Inscrições podem ser feitas pelo telefone (15) 3231-1669 ou pelo e-mail [email protected]

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
Link de acesso: http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/741355/semana-aluisio-de-almeida-traz-atracoes-culturais-em-sorocaba