Instalações

Nossas instalações estão dividas em dois edifícios mesclados, sendo eles a Casa de Aluísio de Almeida (antigo espaço, hoje ocupado por salas administrativas e museu) e o novo e moderno edifício anexo. A Casa de Aluísio de Almeida foi concedida em comodato pela Prefeitura Municipal de Sorocaba, hoje seu espaço integra a secretaria, salas administrativas, sala de reunião, arquivos, cozinha, além de um pequeno espaço de exposições e capela com antigos artigos parte da história sorocabana. Já no prédio anexo – ampliação executada através de grande esforço pelo IHGGS – com arquitetura contemporânea, é composto por diversos ambientes, entre eles o saguão de exposições, auditório, biblioteca, sala de estudos, salas de apoio e sanitários.

 

Auditório

Com ampla capacidade, o novo auditório do instituto conta com estrutura para atender a demanda por eventos, palestras e outro eventos realizados pelo IHGGS e outras instituições. O espaço conta com palco, sistema integrado de iluminação, som, projeção e climatização, assentos estofados, além de ampla acessibilidade para suprir todas as necessidades e público.

 

 

Hall de Exposições

Com arquitetura e iluminação modernas, o espaço oferece a possibilidade da realização de eventos e exposições, além de ser plenamente integrado ao auditório.

 

 

Casa de Aluísio de Almeida

Antiga residência de Monsenhor Luiz Castanho de Almeida, por pseudônimo Aluísio de Almeida, a Casa de Aluísio de Almeida é sede do IHGGS. Atualmente mantém sala de reunião, salas administrativas, acervo, secretaria, capela cultural e aguarda restauração.

capela

 

 

Biblioteca e Salas de Apoio

Com acervo de mais de 7 mil livros e publicações, a biblioteca pode ser acessada por qualquer interessado. Também mantém espaço para estudo, além de sala de pesquisas, arquivos e alguns itens de exposição. Localizada no segundo piso do prédio anexo, pode ser acessada via escada ou plataforma elevatória.