Sorocaba

A Fundação de Sorocaba

Pré história de Sorocaba

Anterior ao século XVI da nossa era.

Do período pré-histórico – aquele que antecede ao contato ou conhecimento da escrita, existem vestígios de inúmeras culturas em nossa região, representada por pontas de flechas, machados, objetos de sílex e de argila como igaçabas.

A diversidade de encontros arqueológicos demonstram que a área de Sorocaba foi uma região limite, local de atuação de diversos grupos indígenas.

Tupis do Tietê; Tupiniquins e Guaianazes de Piratininga; Carijós dos campos de Curitiba; Guaranis e Guaianazes do Paranapanema


A região e o caminho

Peabiru – trilha de bugres (caminho de São Tomé) / não se conhece ainda seus construtores – uma gramínea cobria parte do percurso, impedia o crescimento de outros vegetais e em outros locais eram mesmo formados por pedras assentadas . Iniciava-se no litoral Atlântico e ia até o Oceano Pacífico, com vários ramais. Em nossa região ele se bifurcava indo para W = rumo a serra de Botucatu (o gigante deitado); e S = rumo ao Paraná.


Curiosidades

O gigante deitado / o Araçoiaba

A serra de Botucatu – vista da rodovia Marechal Rondon, assemelha-se a um gigante deitado.

A serra do Araçoiaba – o morro piramidal, provavelmente serviu de orientação para caminhantes como em primeiro momento serviu o solitário conjunto montanhoso do oeste de Sorocaba.

No vale das furnas ou do ferro, formado pelo conjunto de montanhas, foram edificados os primeiros fornos catalões para a obtenção de ferro e depois erigida a primeira Vila da região a de Nossa Senhora do Monte Serrat.